Fotos

quinta-feira, 24 de maio de 2012

ESCOLA DE FÍSICA DO CERN 2012

Escola de Física do CERN 2012 - Portuguese Language Teachers Programme. Este projeto é incrível! Vinte professores de ensino médio, de todo o território brasileiro, serão escolhidos a partir de projetos pessoais para um curso de capacitação em física de partículas lá no CERN - the European Organization for Nuclear Research (ou Organização Europeia para Pesquisa Nuclear), o local mais importante nesta área de pesquisa no mundo e onde fica o LHC - Large Hadron collider, o acelerador/colisor de matéria que é o maior experimento científico de todos os tempos.
Aqui no Brasil o evento é organizado pela SBF - Sociedade Brasileira de Física e pelo CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. E o apoio financeiro vem do Departamento de Educação Básica da CAPES e do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCTI - Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.
As vinte vagas brasileiras são fruto da nossa parceria com o LIP - Laboratório de Integração e Física Experimental de Partículas de Portugal que é país membro do CERN e tem direito a 75 vagas nesta escola. Gentilmente, 25 vagas são cedidas sendo 20 para o Brasil e outras 5 para países africanos de lingua portuguesa.

Parabéns ao Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia (da SBF) que é o responsável pelas escolas do CERN aqui no Brasil e tem conseguido manter vivo este belíssimo projeto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário