espaço X tempo
A função do gráfico espaço x tempo é do 1° grau. Este gráfico possui reta obliqua, com relação a todos os eixos do espaço e do tempo. A reta vai ser crescente se o movimento for progressivo, já se o movimento for retrógrado, a reta será decrescente.
velocidade escalar X tempo
O gráfico da velocidade escalar X tempo, possui uma reta paralela ao eixo dos tempo..
Movimento Uniforme e Progressivo
Movimento Uniforme e Retógrado
aceleração escalar X tempo
O gráfico da aceleração escalar x tempo, possui uma reta que coincide com o eixo dos tempos.
Este blog é para vocês alunos ou qualquer pessoa que tem muitas dificuldades em física, espero que com esse blog ajude a vocês á entenderem um pouco mais sobre esta matéria que vem deixando a nossa vida de aluno bem complicada...
Fotos
domingo, 27 de maio de 2012
Movimento Uniforme
Dado o gráfico abaixo:
Determine
a) A posição inicial e a velocidade
Resposta = So = 10m V= ∆S = 30-10 = 20 = 5 m/s
∆T 4 4
b) Classifique o movimento
Resposta= Progressivo
c) A posição quando T = 8
Resposta= S = 10+5*t
S = 10+5*8
S = 10+40
S = 50
d) A posição quando S = 100m
Resposta= S = 10+5t
100 = 10+5t
100-10 = 5t
90 = t
5
t=18s
Bom espero que vocês tenham gostado e nas proximas postagens vocês verão mais coisas falando sobre movimento uniforme
Determine
a) A posição inicial e a velocidade
Resposta = So = 10m V= ∆S = 30-10 = 20 = 5 m/s
∆T 4 4
b) Classifique o movimento
Resposta= Progressivo
c) A posição quando T = 8
Resposta= S = 10+5*t
S = 10+5*8
S = 10+40
S = 50
d) A posição quando S = 100m
Resposta= S = 10+5t
100 = 10+5t
100-10 = 5t
90 = t
5
t=18s
Bom espero que vocês tenham gostado e nas proximas postagens vocês verão mais coisas falando sobre movimento uniforme
sábado, 26 de maio de 2012
1º ano A / Ensino Médio - Apostila de Física - III Unidade
Segue o link abaixo com a Apostila de Exercício de Física da III Unidade
sobre Movimento Circular Uniforme (MCU) e Movimento Circular Uniforme-
mente Variado (MCUV) sendo estudo dirigido para a prova.
Divirtam-se!!! ;)
Clique aqui para baixar
Exercícios Resolvido: Cinemática 01
Exercício de Física do vestibular da UNESP 2006. Prova de conhecimentos gerais, questão que exige conhecimentos de cinemática.
(VUNESP 2006) O fabricante informa que um carro, partindo do repouso, atinge 100 km/h em 10 segundos. A melhor estimativa para o valor da aceleração nesse intervalo de tempo, em m/s2, é:
a) 3,0.10-3
b) 2,8
c) 3,6
d) 9,8
e) 10
Resolução
As unidades do exercício devem ser congruentes, logo devemos fazer a transformação de km/h para m/s.
Da definição de aceleração escalar média, temos:
Obtendo como resposta a alternativa b.
sexta-feira, 25 de maio de 2012
Lista de Exercícios – Força de Atrito
Lista de Exercícios é uma seqüência de questões de Física – tranquilas, meio tensas e até super mega power difíceis – que complementam os cursos presenciais da ESPECÍFICA DE FÍSICA.
Lista de Exercícios – Força de Atrito – Básico: Pegue aqui..
Lista de Exercícios – Movimento Uniformemente Variado
Lista de Exercícios é uma seqüência de questões de Física – tranquilas, meio tensas e até super mega power difíceis – que complementam os cursos presenciais da ESPECÍFICA DE FÍSICA.
Lista de Exercícios – Movimento Uniformemente Variado - Básico: Pegue aqui..
Aplicação das Leis de Newton – Questão 1
Dois carrinhos de supermercado podem ser acoplados um ao outro por meio de uma pequena corrente, de modo que uma única pessoa, ao invés de empurrar dois carrinhos separadamente, possa puxar o conjunto pelo interior do supermercado. Um cliente aplica uma força horizontal de intensidade F, sobre o carrinho da frente, dando ao conjunto uma aceleração de intensidade 0,5 m/s2.
Sendo o piso plano e as forças de atrito desprezíveis, o módulo da força F e o da força de tração na corrente são, em N, respectivamente:
a) 70 e 20.
b) 70 e 40.
c) 70 e 50.
d) 60 e 20.
e) 60 e 50.
Aplicação das Leis de Newton – Questão 2 – Nível Básico
Sobre uma mesa horizontal sem atrito, dois blocos são ligados, por uma corda de massa desprezível, e puxados por uma força de intensidade F = 60 N. A aceleração do sistema tem módulo 3,0 m/s2 e a massa m2 é de 8,0 kg.
A massa m1 é, em kg,
a) 8,0
b) 12
c) 16
d) 20
e) 30
Aplicação das Leis de Newton – Questão 3
Três blocos, A, B e C, deslizam sobre uma superfície horizontal cujo atrito com estes corpos é desprezível, puxados por uma força F de intensidade 6,0N.
A aceleração do sistema é de 0,60m/s2 , e as massas de A e B são respectivamente 2,0kg e 5,0kg. A massa do corpo C vale, em kg,
a) 1,0
a) 1,0
b) 3,0
c) 5,0
d) 6,0
e) 10
Lista de Exercícios – Termodinâmica
Lista de Exercícios é uma seqüência de questões de Física – tranquilas, meio tensas e até super mega power difíceis – que complementam os cursos presenciais da ESPECÍFICA DE FÍSICA.
Lista de Exercícios – Termodinâmica – Básico: Pegue aqui.
Lista de Exercícios - Termodinâmica – Avançado: Pegue aqui.
quinta-feira, 24 de maio de 2012
Lista de Exercícios – Aplicação das leis de Newton
Lista de Exercícios
é uma seqüência de questões de Física – tranquilas, meio tensas e até super mega power difíceis – que complementam os cursos presenciais da ESPECÍFICA DE FÍSICA.
Lista de Exercícios – Aplicação das leis de Newton – Básico: Pegue aqui..
Lista de Exercícios – Aplicação das leis de Newton – Avançado: Pegue aqui..
ESCOLA DE FÍSICA DO CERN 2012
Escola de Física do CERN 2012 - Portuguese Language Teachers Programme. Este projeto é incrível! Vinte professores de ensino médio, de todo o território brasileiro, serão escolhidos a partir de projetos pessoais para um curso de capacitação em física de partículas lá no CERN - the European Organization for Nuclear Research (ou Organização Europeia para Pesquisa Nuclear), o local mais importante nesta área de pesquisa no mundo e onde fica o LHC - Large Hadron collider, o acelerador/colisor de matéria que é o maior experimento científico de todos os tempos.
Aqui no Brasil o evento é organizado pela SBF - Sociedade Brasileira de Física e pelo CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. E o apoio financeiro vem do Departamento de Educação Básica da CAPES e do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCTI - Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.
As vinte vagas brasileiras são fruto da nossa parceria com o LIP - Laboratório de Integração e Física Experimental de Partículas de Portugal que é país membro do CERN e tem direito a 75 vagas nesta escola. Gentilmente, 25 vagas são cedidas sendo 20 para o Brasil e outras 5 para países africanos de lingua portuguesa.
Parabéns ao Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia (da SBF) que é o responsável pelas escolas do CERN aqui no Brasil e tem conseguido manter vivo este belíssimo projeto!
Aqui no Brasil o evento é organizado pela SBF - Sociedade Brasileira de Física e pelo CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. E o apoio financeiro vem do Departamento de Educação Básica da CAPES e do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCTI - Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.
As vinte vagas brasileiras são fruto da nossa parceria com o LIP - Laboratório de Integração e Física Experimental de Partículas de Portugal que é país membro do CERN e tem direito a 75 vagas nesta escola. Gentilmente, 25 vagas são cedidas sendo 20 para o Brasil e outras 5 para países africanos de lingua portuguesa.
Parabéns ao Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia (da SBF) que é o responsável pelas escolas do CERN aqui no Brasil e tem conseguido manter vivo este belíssimo projeto!
segunda-feira, 7 de maio de 2012
POR QUE A DATA DO CARNAVAL MUDA A CADA ANO?
Vocês já se perguntaram por que a data do carnaval muda a cada ano, se já ou se não, abaixo está uma boa explicação por que isso acontece.
A tabela abaixo mostra as datas da terça-feira de Carnaval entre 2000 e 2020.
ano | dia |
2000 | 7/março |
2001 | 27/fevereiro |
2002 | 12/fevereiro |
2003 | 4/março |
2004 | 24/fevereiro |
2005 | 8/fevereiro |
2006 | 28/fevereiro |
2007 | 20/fevereiro |
2008 | 5/fevereiro |
2009 | 24/fevereiro |
2010 | 16/fevereiro |
2011 | 8/março |
2012 | 21/fevereiro |
2013 | 12/fevereiro |
2014 | 4/março |
2015 | 17/fevereiro |
2016 | 9/fevereiro |
2017 | 28/fevereiro |
2018 | 13/fevereiro |
2019 | 5/março |
2020 | 25/fevereiro |
Olhando a tabela acima, a única coisa que podemos afirmar é que a terça-feira de Carnaval cai sempre numa... terça-feira!!!
Mas dia e o mês mudam. E isso também acontece com outras datas cristãs móveis.
Há uma explicação atronômica pra isso. Partimos sempre da data da Páscoa, definida como "o primeiro domingo depois da primeira Lua Cheia(1) que ocorre após equinócio(2) de primavera no hemisfério norte ou outono no hemisfério sul".
Tendo a data da Páscoa calculada, a quarta-feira de cinzas acontece sempre 46 dias antes da Páscoa e, consequentemente, a terça-feira de carnaval será sempre 47 dias antes da Páscoa. Encontramos as outras datas religiosas móveis seguindo o que se vê na próxima tabela.
Comemorações religiosas com datas móveis | |
Nome | Data |
Domingo de Carnaval | 49 dias antes da Páscoa |
Terça-feira de Carnaval | 47 dias antes da Páscoa |
Quarta-feira de Cinzas | 46 dias antes da Páscoa |
Domingo de Ramos | 7 dias antes da Páscoa |
Sexta-feira da Paixão | 2 dias antes da Páscoa |
Domingo do Espírito Santo | 49 dias após da Páscoa |
Santíssima Trindade | 56 dias após da Páscoa |
Corpus Christi | 60 dias após da Páscoa |
Dentre vários algoritmos para calcular a data da Páscoa, destaco abaixo um que é de J. M. Oldin (1940) bastante confiável. Neste algoritmo, "d" é o dia e "m" é o mês para cada ano "a".
- a = ano
- c = a/100
- n = a - [19×(a/19)]
- k = (c - 17)/25
- i = c - c/4 - [(c-k)/3] +(19×n) + 15
- i = i - [30×(i/30)]
- i = i - {(i/28)×[1-(i/28)]×[29/(i+1)]×[(21-n)/11]}
- j = a + a/4 + i + 2 -c + c/4
- j = j - [7×(j/7)]
- l = i - j
- m = 3 + [(l+40)/44]
- d = l + 28 - [31×(m/4)]
- Mas, para facilitar, você pode usar esta Calculadora On Line que faz todo o trabalho braçal e fornece, para cada ano digitado, as datas do Carnaval, da Páscoa e de Corpus Christi
(1) Para facilitar os cálculos, os astrônomos propuseram a utilização de um movimento "médio" e não do movimento real da Lua. Por conta disso, no calendário Gregoriano, utilizado por nós ainda hoje, a Lua Cheia "média" pode cair num dia diferente da Lua Cheia real. Isso quer dizer que, se você seguir a regra para o cálculo da data da Páscoa com base em critérios rigorosamente astronômicos, não vai obter sucesso sempre. Com este acerto “médio” a Páscoa nunca ocorre antes de 22 de março nem depois de 25 de abril.
(2) No equinócio, dia e noite têm igual duração (~12h). Isso porque o Sol está cruzando o equador celeste. Há dois equinócios no ano: I) 20 ou 21 de março (equinócio de primavera no hemisfério norte e de outono no hemisfério sul) e II) 22 ou 23 de setembro (equinócio de outono no hemisfério norte ou de primavera no hemisfério sul).
(2) No equinócio, dia e noite têm igual duração (~12h). Isso porque o Sol está cruzando o equador celeste. Há dois equinócios no ano: I) 20 ou 21 de março (equinócio de primavera no hemisfério norte e de outono no hemisfério sul) e II) 22 ou 23 de setembro (equinócio de outono no hemisfério norte ou de primavera no hemisfério sul).
::: AURORA AUSTRAL FOTOGRAFADA DO ESPAÇO :::
O Sol, em 2012, está passando por um período de máxima atividade. Isso acontece a cada onze anos.
Por conta disso, quase todo dia temos tido registros de explosões solares que lançam para o espaço inúmeras partículas carregadas e também radiação de amplo espectro que vai desde as ondas de rádio até os raios gama, passando pelos raios X. Estas partículas com carga elétrica, quando atingem o nosso planeta, são desviadas pelo campo magnético terrestre que literalmente funciona como um escuto protetor. Em baixas latitudes as partículas não conseguem penetrar na atmosfera. Mas em regiões mais próximas dos pólos magnéticos da Terra (próximos aos pólos geográficos do planeta) as linhas do campo estão entrando ou saindo, o que gera uma "vulnerabilidade" magnética que facilita a entrada destas partículas que acabam chocando-se com partículas da alta atmosfera provocando ionização com emissão de luz, o que provoca o brilho característico das Auroras (boreais no hemisfério norte e austrais no hemisfério sul).
A foto acima mostra o belíssimo registro feito por um observador o astronauta Andre Kuipers privilegiado, ou seja, em pleno espaço,quando a ISS passava sobre a região circumpolar sul
Eu nunca vi um aurora ao vivo. É um sonho que ainda pretendo realizar. Mas observar uma aurora do espaço seria a realização de um sonho duplo: o de ver o fenômeno ao vivo e ainda estar no espaço!
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