Fotos

domingo, 27 de maio de 2012

Gráficos do movimento uniforme

espaço X tempo 
A função do gráfico espaço x tempo é do 1° grau. Este gráfico possui reta obliqua, com relação a todos os eixos do espaço e do tempo. A reta vai ser crescente se o movimento for progressivo, já se o movimento for retrógrado, a reta será decrescente.



velocidade escalar X tempo

O gráfico da velocidade escalar X tempo, possui uma reta paralela ao eixo dos tempo..



Movimento Uniforme e Progressivo



Movimento Uniforme e Retógrado


aceleração escalar X tempo

O gráfico da aceleração escalar x tempo, possui uma reta que coincide com o eixo dos tempos.

Movimento Uniforme

Dado o gráfico abaixo:
Determine

a) A posição inicial e a velocidade
Resposta =  So = 10m     V= ∆S = 30-10 = 20 = 5 m/s
                                           ∆T       4         4

b) Classifique  o movimento
 Resposta= Progressivo

c) A posição quando T = 8
Resposta= S = 10+5*t
                   S = 10+5*8
                   S = 10+40
                   S = 50

d) A posição quando S = 100m
Resposta= S = 10+5t
                  100 = 10+5t
                  100-10 = 5t
                   90 = t
                    5
                    t=18s

Bom espero que vocês tenham gostado e nas proximas postagens vocês verão mais coisas falando sobre movimento uniforme

sábado, 26 de maio de 2012

1º ano A / Ensino Médio - Apostila de Física - III Unidade

Prezados Alunos do 1º ano A do Ens. Médio,


Segue o link abaixo com a  Apostila de Exercício de Física da III Unidade

sobre Movimento Circular Uniforme (MCU) e Movimento Circular Uniforme-

mente Variado (MCUV) sendo estudo dirigido para a prova.


Divirtam-se!!!   ;)


Clique aqui para baixar

Exercícios Resolvido: Cinemática 01

Exercício de Física do vestibular da UNESP 2006. Prova de conhecimentos gerais, questão que exige conhecimentos de cinemática.


(VUNESP 2006) O fabricante informa que um carro, partindo do repouso, atinge 100 km/h em 10 segundos. A melhor estimativa para o valor da aceleração nesse intervalo de tempo, em m/s2, é:
a) 3,0.10-3
b) 2,8
c) 3,6
d) 9,8
e) 10




Resolução

As unidades do exercício devem ser congruentes, logo devemos fazer a transformação de km/h para m/s.


Da definição de aceleração escalar média, temos:


Obtendo como resposta a alternativa b.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Lista de Exercícios – Força de Atrito


Lista de Exercícios é uma seqüência de questões de Física – tranquilas, meio tensas e até  super mega power difíceis – que complementam os cursos presenciais da ESPECÍFICA DE FÍSICA. 

Lista de Exercícios – Força de Atrito – Básico: Pegue aqui..

Lista de Exercícios – Movimento Uniformemente Variado

 


Lista de Exercícios é uma seqüência de questões de Física – tranquilas, meio tensas e até  super mega power difíceis – que complementam os cursos presenciais da ESPECÍFICA DE FÍSICA. 

Lista de Exercícios – Movimento Uniformemente Variado - Básico: Pegue aqui..
Lista de Exercícios - Movimento Uniformemente Variado- AvançadoPegue aqui..

Aplicação das Leis de Newton – Questão 1

Dois carrinhos de supermercado podem ser acoplados um ao outro por meio de uma pequena corrente, de modo que uma única pessoa, ao invés de empurrar dois carrinhos separadamente, possa puxar o conjunto pelo interior do supermercado. Um cliente aplica uma força horizontal de intensidade F, sobre o carrinho da frente, dando ao conjunto uma aceleração de intensidade 0,5 m/s2.

Sendo o piso plano e as forças de atrito desprezíveis, o módulo da força F e o da força de tração na corrente são, em N, respectivamente:
a)   70 e 20.
b)   70 e 40.
c)   70 e 50.
d)   60 e 20.
e)   60 e 50.

Aplicação das Leis de Newton – Questão 2 – Nível Básico

Sobre uma mesa horizontal sem atrito, dois blocos são ligados, por uma corda de massa desprezível, e puxados por uma força de intensidade F = 60 N. A aceleração do sistema tem módulo 3,0 m/s2 e a massa m2 é de 8,0 kg.
A massa m1 é, em kg,
a)   8,0
b)   12
c)   16
d)   20
e)   30

Aplicação das Leis de Newton – Questão 3

Três blocos, A, B e C, deslizam sobre uma superfície horizontal cujo atrito com estes corpos é desprezível, puxados por uma força F de intensidade 6,0N.
A aceleração do sistema é de 0,60m/s2 , e as massas de A e B são respectivamente 2,0kg e 5,0kg. A massa do corpo C vale, em kg,
a)   1,0
a)   1,0
b)   3,0
c)   5,0
d)   6,0
e)   10

Lista de Exercícios – Termodinâmica

                                
Lista de Exercícios é uma seqüência de questões de Física – tranquilas, meio tensas e até  super mega power difíceis – que complementam os cursos presenciais da ESPECÍFICA DE FÍSICA.

Lista de Exercícios – Termodinâmica – Básico: Pegue aqui.

Lista de Exercícios - Termodinâmica – Avançado: Pegue aqui.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Lista de Exercícios – Aplicação das leis de Newton

 

Lista de Exercícios

 é uma seqüência de questões de Física – tranquilas, meio tensas e até  super mega power difíceis – que complementam os cursos presenciais da ESPECÍFICA DE FÍSICA.   

Lista de Exercícios – Aplicação das leis de Newton – Básico: Pegue aqui.. 

Lista de Exercícios – Aplicação das leis de Newton – Avançado: Pegue aqui..

ESCOLA DE FÍSICA DO CERN 2012

Escola de Física do CERN 2012 - Portuguese Language Teachers Programme. Este projeto é incrível! Vinte professores de ensino médio, de todo o território brasileiro, serão escolhidos a partir de projetos pessoais para um curso de capacitação em física de partículas lá no CERN - the European Organization for Nuclear Research (ou Organização Europeia para Pesquisa Nuclear), o local mais importante nesta área de pesquisa no mundo e onde fica o LHC - Large Hadron collider, o acelerador/colisor de matéria que é o maior experimento científico de todos os tempos.
Aqui no Brasil o evento é organizado pela SBF - Sociedade Brasileira de Física e pelo CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. E o apoio financeiro vem do Departamento de Educação Básica da CAPES e do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCTI - Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.
As vinte vagas brasileiras são fruto da nossa parceria com o LIP - Laboratório de Integração e Física Experimental de Partículas de Portugal que é país membro do CERN e tem direito a 75 vagas nesta escola. Gentilmente, 25 vagas são cedidas sendo 20 para o Brasil e outras 5 para países africanos de lingua portuguesa.

Parabéns ao Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia (da SBF) que é o responsável pelas escolas do CERN aqui no Brasil e tem conseguido manter vivo este belíssimo projeto!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

POR QUE A DATA DO CARNAVAL MUDA A CADA ANO?

Vocês já se perguntaram por que a data do carnaval muda a cada ano, se já ou se não, abaixo está uma boa explicação por que isso acontece.

 A tabela abaixo mostra as datas da terça-feira de Carnaval entre 2000 e 2020.
anodia
20007/março
200127/fevereiro
200212/fevereiro
20034/março
200424/fevereiro
20058/fevereiro
200628/fevereiro
200720/fevereiro
20085/fevereiro
200924/fevereiro
201016/fevereiro
20118/março
201221/fevereiro
201312/fevereiro
20144/março
201517/fevereiro
20169/fevereiro
201728/fevereiro
201813/fevereiro
20195/março
202025/fevereiro
Olhando a tabela acima, a única coisa que podemos afirmar é que a terça-feira de Carnaval cai sempre numa... terça-feira!!! Bobo 

Mas dia e o mês mudam. E isso também acontece com outras datas cristãs móveis. 
Há uma explicação atronômica pra isso. Partimos sempre da data da Páscoa, definida como "o primeiro domingo depois da primeira Lua Cheia(1) que ocorre após equinócio(2) de primavera no hemisfério norte ou outono no hemisfério sul".

Tendo a data da Páscoa calculada, a quarta-feira de cinzas acontece sempre 46 dias antes da Páscoa e, consequentemente, a terça-feira de carnaval será sempre 47 dias antes da Páscoa. Encontramos as outras datas religiosas móveis seguindo o que se vê na próxima tabela.
Comemorações religiosas com datas móveis
NomeData
Domingo de Carnaval49 dias antes da Páscoa
Terça-feira de Carnaval47 dias antes da Páscoa
Quarta-feira de Cinzas46 dias antes da Páscoa
Domingo de Ramos7 dias antes da Páscoa
Sexta-feira da Paixão2 dias antes da Páscoa
Domingo do Espírito Santo49 dias após da Páscoa
Santíssima Trindade56 dias após da Páscoa
Corpus Christi60 dias após da Páscoa

Dentre vários algoritmos para calcular a data da Páscoa, destaco abaixo um que é de J. M. Oldin (1940) bastante confiável. Neste algoritmo, "d" é o dia e "m" é o mês para cada ano "a".
  • a = ano
  • c = a/100
  • n = a - [19×(a/19)]
  • k = (c - 17)/25
  • i = c - c/4 - [(c-k)/3] +(19×n) + 15
  • i = i - [30×(i/30)]
  • i = i - {(i/28)×[1-(i/28)]×[29/(i+1)]×[(21-n)/11]}
  • j = a + a/4 + i + 2 -c + c/4
  • j = j - [7×(j/7)]
  • l = i - j
  • m = 3 + [(l+40)/44]
  • d = l + 28 - [31×(m/4)]
  • Mas, para facilitar, você pode usar esta Calculadora On Line que faz todo o trabalho braçal e fornece, para cada ano digitado, as datas do Carnaval, da Páscoa e de Corpus Christi

(1) Para facilitar os cálculos, os astrônomos propuseram a utilização de um movimento "médio" e não do movimento real da Lua. Por conta disso, no calendário Gregoriano, utilizado por nós ainda hoje, a Lua Cheia "média" pode cair num dia diferente da Lua Cheia real. Isso quer dizer que, se você seguir a regra para o cálculo da data da Páscoa com base em critérios rigorosamente astronômicos, não vai obter sucesso sempre. Com este acerto “médio” a Páscoa nunca ocorre antes de 22 de março nem depois de 25 de abril.
(2) No equinócio, dia e noite têm igual duração (~12h). Isso porque o Sol está cruzando o equador celeste. Há dois equinócios no ano: I) 20 ou 21 de março (equinócio de primavera no hemisfério norte e de outono no hemisfério sul) e II) 22 ou 23 de setembro (equinócio de outono no hemisfério norte ou de primavera no hemisfério sul).

::: AURORA AUSTRAL FOTOGRAFADA DO ESPAÇO :::


O Sol, em 2012, está passando por um período de máxima atividade. Isso acontece a cada onze anos. 
Por conta disso, quase todo dia temos tido registros de explosões solares que lançam para o espaço inúmeras partículas carregadas e também radiação de amplo espectro que vai desde as ondas de rádio até os raios gama, passando pelos raios X. Estas partículas com carga elétrica, quando atingem o nosso planeta, são desviadas pelo campo magnético terrestre que literalmente funciona como um escuto protetor. Em baixas latitudes as partículas não conseguem penetrar na atmosfera. Mas em regiões mais próximas dos pólos magnéticos da Terra (próximos aos pólos geográficos do planeta) as linhas do campo estão entrando ou saindo, o que gera uma "vulnerabilidade" magnética que facilita a entrada destas partículas que acabam chocando-se com partículas da alta atmosfera provocando ionização com emissão de luz, o que provoca o brilho característico das Auroras (boreais no hemisfério norte e austrais no hemisfério sul). 

 A foto acima mostra o belíssimo registro feito por um observador o astronauta Andre Kuipers  privilegiado, ou seja, em pleno espaço,quando a ISS passava sobre a região circumpolar sul

Eu nunca vi um aurora ao vivo. É um sonho que ainda pretendo realizar. Mas observar uma aurora do espaço seria a realização de um sonho duplo: o de ver o fenômeno ao vivo e ainda estar no espaço!