Fotos

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Vamos entrar na área dos Gráficos: problema ou solução?

Normalmente, quando aparece um gráfico em uma questão, nós (alunos) ficamos mais vulneráveis a "casca de banana"(pegadinhas). Vamos aprender a economizar tempo em questões de gráfico?

Através de gráficos podemos expressar grandezas variáveis. E é isso que confunde muita gente. O maior erro que o pessoal comete é o de tentar resolver questões de gráficos utilizando saídas de questões com variáveis constantes(Que poético. Acho que isso é até título de música.). Levando em consideração que eu não consegui me expressar muito bem, vamos direto ao exemplo:



O que você faria se te perguntassem qual foi o espaço percorrido por esta chibata( ou coisa, como queira chamar)?
a) Se mataria, sem pensar duas vezes
b) Pensaria 3 vezes antes de se matar
c) Iria calcular o espaço percorrido em cada intervalo utilizando as equações da cinemática.
d) Se perguntaria o porquê dessa questão ser tão ignorante.
e) n.d.a.

Eu aconselho vocês a marcarem o item E e acompanharem a minha dica. E a dica é a seguinte: não perca seu tempo com fórmulas de cinemática. Vá direto calcular a Área do gráfico! Nas fórmulas físicas com 3 variáveis(Somente 3 variáveis e nada mais! Não invente de aplicar isso em fórmulas com 5 variáveis, pelo amor de Deus. Se você fizer isso vão censurar meu blog. hehehe) existe uma propriedade interessante ligada a gráficos.



Do próprio exemplo que citei, podemos interpretar essa definição: Sabemos que V=S/T (velocidade (V), espaço (S) e tempo (T)) e que S = V.T. Agora olhem para o grafico e veja: "T" e "V", que se multiplicam, na equação, formam os eixos do gráfico. E "S", que sobra, na equação, é exatamente igual à área do gráfico. Que legal não é? Então não tenha medo e afirme: o espaço percorrido é NUMERICAMENTE igual à área do gráfico!

Talvez essa dica não seja novidade para alguns. Por isso, vou complementar a dica com um alerta. Muita gente não entende direito o que é uma variável. Parece incrível o que eu vou falar, mas falarei: variável é uma grandeza que VARIA! hhehehe. Portanto, se você se deparar com a segunda lei de Newton(F = m.a), por favor, não use essa dica! Massa não é um variável(Na física clássica).

É isso aí, pessoal. Vou ficando por aqui. Não esqueçam de praticar essa dica. Podem usar ela nos diversos ramos da física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário